Os beneméritos senhores

Mal passado o primeiro ano sobre a abertura do um curso de Medicina numa Universidade Privada, a Católica, e aí está a notícia que toda a gente temia mas que todos sabíamos que, mais tarde ou mais cedo, sabíamos que iria acontecer.

Um aluno foi admitido no mestrado integrado em medicina com a média de 158,1 ministrado por aquela universidade, em resultado, de um regime especial de candidatura  destinado aos descendentes em linha recta dos beneméritos daquela instituição, que eu teimo agora e doravante em escrever com letra pequena.

Sabe-se assim que há uma lista de candidaturas para os alunos em geral e uma candidatura para filhos de beneméritos, ou seja aqueles que, de qualquer forma, beneficiaram a universidade.

Assim de longe e à primeira vista em qualquer país mais ou menos sério, esta situação afigura-se-ia um caso de corrupção activa "toma lá umas moedas e assegura o futuro dos meus descendentes sem que eles tenham de se esforçar muito" ou, no mínimo e acreditando nas boas intenções do benemérito, um caso de incentivo ou convite à corrupção "pagas qualquer coisita e já sabes, o teu filho entra no curso que quiser ao abrigo do regime especial de candidatura"

António de Almeida, diretor da nova Faculdade de Medicina da Universidade Católica parece não ver mal algum nesta situação uma vez que o aluno não tirou o lugar a ninguém, foi apenas mais um. Por esta ordem de ideias, António Almeida não vez problema algum que um qualquer ministro ou político crie cargos para mulher e filhos uma vez que não está a tirar o lugar a ninguém mas antes a criar cargos. 

Eventualmente António Almeida considerará também natural que os exames destes alunos sejam feitos ao abrigo de um qualquer regime especial de avaliação que lhes permita no final do curso aceder às especialidades mais procuradas para depois poderem entrar nas clinicas e hospitais que os beneméritos também fizeram o favor de lhes garantir.

Resta-nos agora esperar que um ministro e um poder político com tomates ponha termo imediato a esta situação que nos coloca ao nível dos países onde o compadrio e a corrupção são um modo de vida.

Tenham vergonha senhores


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Bucareste 30º à sombra

Natal dos Olivais

A minha menina Jéssica